Mulheres, negros, LGBTIQ+ e povos tradicionais no poder: veja o que rolou no Ocupa Política 2019

Recife foi ocupada nos dias 29, 30 e 31 de agosto por mandatos coletivos e organizações progressistas de todo o país no Ocupa Política, encontro realizado por uma rede de ativistas, que desde 2016 está tomando conta dos espaços de poder no Brasil.

Os mandatos de Marielle Franco (Rio de Janeiro) e Talíria Petrone (Niterói), Sâmia Bomfim e Bancada Ativista (São Paulo), Gabinetona (MG), Marquito (Florianópolis) e Ivan Moraes (Recife) são exemplos que se destacaram a partir deste movimento.

Os grandes protagonistas no encontro foram as mulheres, a comunidade LGBTIQ+, os povos tradicionais e negros, que estão conquistando lugares na política institucional a partir de muita luta — e vidas, como é o caso da companheira Marielle Franco.

Confira as fotos da participação do mandato Goura no ocupa Política 2019:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quinta (29) e sexta-feira (30): início do encontro, primeiros debates e oficinas.

O Ocupa Política 2019 começou, na quinta-feira (29), com o coletivo Slam das Minas e atividades culturais em uma grande confraternização entre os participantes na Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Na manhã de sexta-feira (30), aconteceram os primeiros debates. No cinema São Luiz, duas mesas trataram do tema: “Por que ocupar a política? Insurgindo frente à onda de conservadorismo”. Na primeira, se falou sobre o contexto mundial e na outra sobre a realidade brasileira.

À tarde, as atividades se dissiparam do centro para diversos territórios nas periferias de Recife, nas comunidades do Bode, do Coque, Ilha de Deus e Terreiro de Xambá, com oficinas e rodas de diálogo sobre temas como comunicação política, mandatos coletivos, regularização fundiária e representatividade LGBTIQ+.

Sábado (31): cerimônia de povos tradicionais, mesas de discussão e celebração.

No sábado pela manhã (31), os participantes se reuniram na Escola João Barbalho onde aconteceu uma cerimônia protagonizada por representantes de povos tradicionais. Músicas, danças e falas contundentes reiteraram a importância da união pluripartidária frente aos desmandos do Governo Federal e da crescente onda de extremismos de direita no país.

Na sequência, começaram as mesas de diálogo sobre temas como mulheres no poder, estratégias eleitorais, antiproibicionismo e direito à cidade. O deputado Goura participou desta última, com a vereadora Bella Gonçalves de Belo Horizonte, a cicloativista Aline Cavalcante e de Rud Rafael, integrante da “Recife em Luta”

Confira a participação de Goura na íntegra:

 

O Ocupa continuou com apresentações culturais e uma feira agroecológica. Depois se encaminhou para a Rua da Aurora, durante à tarde, em uma tenda onde aconteceram as últimas atrações.

No início da noite, representantes de mandatos de todo o país discutiram os impactos da atuação legislativa na vida das pessoas, a importância da participação na política e da representatividade de povos historicamente excluídos no processo eleitoral.

Após uma série de relatos e manifestos impactantes, o evento terminou com apresentações culturais de samba de coco, maracatu, samba e rap, reforçando a diversidade e a brasilidade destes novos atores que estão ocupando a política no Brasil.

Destaques e encaminhamentos

O Mandato Goura interagiu com ativistas de diversas regiões do país, com trocas muito ricas. Foram feitas conexões com os mandatos das deputadas federais Áurea Carolina, Talíria Petrone, Sâmia Bomfim, Marília Arraes e de Túlio Gadêlha. Com os deputados estaduais da Bancada Ativista, do Coletivo Juntas e com Andreia de Jesus e com os vereadores Ivan Moraes, Marquito, Bella Gonçalves e Cida Falabella.

Em especial, foi encaminhado, com representantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais a discussão da questão indígena no Sudeste e Sul do país, a realização de audiências públicas em Curitiba e Foz do Iguaçu no mês de novembro.

O Ocupa Política 2019 reforçou que uma política mais humana feita “com amor e pé na porta” está movimentando o país todo e tem tudo para se intensificar nas eleições em 2020.

Precisamos ocupar a política cada vez mais.

Go!

Clique aqui, inscreva-se e participe.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here