Publicado há 1 ano

O Mandato Goura elaborou uma proposta de Plano de Contingência em prol da Mobilidade Urbana contra a covid-19, que destaca a importância da bicicleta como meio de transporte e alternativa de deslocamento em meio à crise da pandemia.

“Entendemos e reforçamos a importância de se manter o isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus. Mas também queremos apresentar alternativa para quem precisa se deslocar para trabalhar, fazer compras ou atender necessidades de familiares ou outras pessoas. E a bicicleta é esta alternativa”, afirmou o deputado Goura.

Plano de Contingência

O Plano de Contingência foi encaminhado, nesta sexta-feira (27), para todos os prefeitos dos municípios paranaenses. Também ao prefeito e vereadores de Curitiba, à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e ao Governo do Estado.

O plano destaca a importância da bicicleta como meio de transporte mais seguro durante a crise. Muitas pessoas as usam como meio de transporte para se deslocar ao trabalho, para fornecer serviços essenciais ou mesmo para uma visita emergencial a alguém que necessita de auxílio.

O objetivo é oferecer alternativas e possibilidades para ampliar, ainda que temporariamente, a infraestrutura cicloviária dos municípios e oferecer mais segurança aos ciclistas.

Entre as medidas sugeridas pelo Mandato Goura estão:

– Transformar faixas de ruas em ciclovias temporárias para que mais pessoas possam andar com segurança e fluidez;

– Avaliar a possibilidade de uso das canaletas exclusivas dos ônibus implantadas nos eixos estruturais – os corredores exclusivos que conectam a cidade de norte a sul, leste a oeste;

– Implantar nos terminais do ônibus pontos de distribuição de materiais informativos e de limpeza, reparo de bicicletas e uso de torneiras para lavar as mãos;

– Adicionar na lista de “empresas e serviços essenciais” lojas de bicicleta para permanecerem abertas durante esse período de incerteza (os curitibanos precisam de reparos de bicicletas para realizar viagens essenciais de maneira segura e apoiar a saúde física e mental durante esse período difícil);

– E, por fim, criar materiais de divulgação sobre as rotas existentes e temporárias de ciclomobilidade na cidade, indicações e mapas por onde andar com segurança e sobre o uso seguro de bicicletas durante a pandemia.