Publicado há 3 meses

Ter um Brasil cada vez mais inspirado por políticas cicloviárias foi a aspiração dos participantes da plenária de encerramento “Áreas protegidas para cicloturismo”, do 3º Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo (Edesc), promovido pelo Observatório do Cicloturismo do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes (PLANETT), entre 9 e 11 de junho, de forma virtual e transmitido pelo YouTube.

 

O deputado estadual Goura (PDT-PR) foi o mediador da plenária, que contou com a participação de Andrea Chung, do Taiwan Tourism Bureau, que falou sobre “Governança entre parques e cidades em Taiwan”, de Camila Bassi, que apresentou sobre “A interface de rotas peregrinas às áreas protegidas do entorno” relacionadas ao Caminho da Fé (SP/MG), e de Mariana Madureira, do Instituto Raízes Desenvolvimento Sustentável, que discorreu sobre “Turismo de Base Comunitária como ferramenta de restauração.”

 

A importância do 3º Edesc

 

“Este encontro foi muito produtivo e rico em novas informações. Todos nós crescemos. Vamos fortalecer, no ritmo da bicicleta, a cultura da bicicleta”, disse Goura, na sua fala final de encerramento do 3º Edesc. “Estamos falando da cultura da bicicleta. Não é só sobre o cicloturismo dissociado de outros aspectos relacionados à bicicleta.”

 

Goura falou ainda sobre ainda sobre a incorporação do respeito aos ciclistas, de cidades mais humanas e de uma economia da bicicleta que deve ser fortalecida.

 

“Cada vez mais a gente precisa de políticas públicas para que a bicicleta seja vista, justamente, com todas as suas virtude e qualidades, que ela proporciona individualmente e também para o coletivo”, concluiu Goura.

 

Assista ao vídeo da íntegra da plenária final do 3º Edesc abaixo:

 

 

Governança para o Desenvolvimento Regional

 

O objetivo deste 3º Edesc foi discutir a importância da governança em âmbito regional para o processo de planejamento, monitoramento e coordenação de rotas de cicloturismo, descentralizando ações nacionais e estaduais e integrando ações intermunicipais e interinstitucionais.

 

A pedalada do Cicloturismo no Paraná

 

No evento, o deputado Goura, fez uma breve apresentação sobre sua atuação como parlamentar em favor do cicloturismo. “Eu entrei literalmente na política de bicicleta”, disse, ao iniciar, recordando como passou de ativista da ciclomobilidade, nos anos 2004/2005, para a política formal, primeiro como candidato a deputado federal e depois como vereador eleito de Curitiba, em 2016, e depois como deputado estadual, eleito em 2018.

 

“E não posso deixar de mencionar nossa candidatura a prefeito de Curitiba, que, além de trazer a bicicleta para o centro do debate nas eleições de 2020, tratou de todas as questões sociais e políticas para termos cidades para as pessoas, da luta por justiça social”, disse.

 

Goura apresentou as iniciativas do seu mandato em favor do cicloturismo desde quando era vereador e, agora, como deputado estadual. “A lei mais importante que apresentamos sobre o cicloturismo é uma lei geral sobre política de promoção ao cicloturismo, que já foi sanciona”, informou. Ele também falou sobre as leis já aprovadas e sancionadas sobre circuitos regionais de cicloturismo e as que estão em tramitação.

 

Confira, clicando na imagem abaixo, a apresentação do deputado Goura na planária de encerramento do 3º Edesc: