Mandato Goura

Prefeito Rafael Greca: por que não uma ciclovia no novo binário do Sítio Cercado?

O prefeito Rafael Greca de Macedo anunciou nesta terça-feira (15) a criação de um binário no Sítio Cercado com o objetivo de “melhorar o trânsito da cidade”, segundo declaração em seu perfil no Facebook.

Se o intuito é melhorar o trânsito, por que não considerar a criação de estrutura cicloviária nestas ruas, bem como nas demais obras e projetos de infraestrutura na cidade?

Cada bicicleta na rua significa um carro a menos. Menos trânsito e poluição, além de mais saúde e economia para os curitibanos. O único ponto negativo para quem pedala é o perigo em andar entre os carros em ruas sem estrutura cicloviária.

O Plano Diretor de Curitiba prioriza a segurança de ciclistas e implantação de ciclovias em obras de infraestruturas urbanas, e a Lei de Mobilidade Urbana garante que os modais não-motorizados devem ter prioridade sobre os motorizados. O maior deve cuidar do menor – ou, ao menos, o respeitá-lo.

O que acontece na prática é que ao pedalar entre em meio ao trânsito constantemente ciclistas são confrontados por motoristas de carros, motos e ônibus com gritos para sair da rua.

Sem investimento cicloviário, os ciclistas são obrigados a continuar “infernizando” os motoristas, como afirmou o prefeito durante a campanha em 2016 em meio a promessas de que trabalharia para dar mais segurança aos ciclistas.

Em agosto do ano passado, fizemos a campanha #AtéQuandoPrefeito questionando a falta de investimentos cicloviários na cidade – foram três mil assinaturas no abaixo-assinado em apenas três dias.

Poucos dias depois, em resposta à nossa campanha, a prefeitura anunciou que o plano cicloviário seria revisado. Já são seis meses de silêncio sobre o plano e nada de investimentos.

O Sítio Cercado é um dos bairros mais populosos da cidade. Apesar disso, conta com pouquíssima estrutura para os ciclistas. Com a alteração nas ruas por conta do binário, a prefeitura tem a ótima oportunidade de beneficiar os milhares de ciclistas da região, como também todos os potenciais ciclistas que poderão utilizar a bicicleta caso mais estrutura seja oferecida.

Outra demanda importante para a região é a criação de estrutura cicloviária conectando o Sítio Cercado com o Pinheirinho, demanda que estamos cobrando desde o início de nosso mandato como vereador.

E aí, prefeito Rafael Greca de Macedo: que tal aproveitar a criação do novo binário para cumprir suas promessas de campanha e ajudar a proteger a vida dos ciclistas de Curitiba?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo