A ação é uma parceria da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa, por meio do mandato do presidente da comissão, deputado Goura (PDT), com a Associação dos Moradores, Associação das Mulheres e Associação Turismo de Superagui, Movimento dos Pescadores Artesanais do Paraná (Mopear) e Paraná Lixo Zero.

 

A Ilha de Superagui tem população de aproximadamente 1.200 habitantes, se localiza no município de Guaraqueçaba e integra o Parque Nacional de Superagui, criado em 1989 e declarado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

 

A programação vai envolver toda a comunidade, que é a responsável pelo ordenamento e ocupação do solo, e prevê várias oficinas, plantio de mudas nativas, palestras e rodas de conversa, mutirão de limpezas de praias, intervenções artísticas em murais e o encerramento com o tradicional Fandango Caiçara.

 

Evento aberto a todos

 

O evento é aberto para quem quiser participar. Porém, é preciso se organizar com transporte, acomodações e alimentação, uma vez que a logística fica por conta dos participantes.

 

Além da parceria com as associações e entidades, o evento conta com o apoio do Instituto Água e Terra (IAT) que doou 2.500 mudas de espécies nativas, e com a Tintas Virgínia, que doou tintas e materiais necessários para a execução das pinturas dos murais para o Coletivo dos Artistas de Curitiba.

 

Farão parte do mutirão de Superagui as artistas Paula Calory e Carol Lemes e os artistas Thiago Galileo, Raphael Teixeira e Bruno Romã.

 

Veja abaixo a programação completa do mutirão.