Mandato Goura

Subsídio ao transporte público coletivo é tema de audiência pública da Assembleia nesta segunda-feira (11)

Garantir o transporte público como um direito social, conforme diz a Constituição Federal e a Lei nº 12.587, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), é um dos principais objetivos do Projeto de Lei 781/2019 protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

 

E para debater a política de concessão de subsídios aos serviços de transporte público coletivo no Paraná, a Assembleia Legislativa promove, nesta segunda-feira (11), a partir das 9 horas, a audiência pública “Subsídio Estadual para o Transporte Público em Todas as Regiões do Paraná”. O evento acontece de forma online, com transmissão da TV Assembleia, no site e nas redes sociais da Alep.

 

De autoria dos deputados Goura (PDT), Evandro Araujo (PSD), Mabel Canto (PSDB), Marcio Pacheco (REP), Tercílio Turini (PSD), Arilson Chiorato (PT), Professor Lemos (PT) e Requião Filho (PT), o PL 781 dispõe sobre concessão de subsídios aos serviços de transporte público coletivo de passageiros no estado do Paraná.

 

“O transporte público coletivo é um direito social e os usuários devem ser beneficiados de forma igual. E isso não tem acontecido no Paraná. Somente Curitiba e os municípios da Região Metropolitana são contemplados. É um privilégio concedido de acordo com interesses políticos momentâneos e isso tem que acabar”, afirmou o deputado Goura, proponente da audiência.

 

Ele explicou que o PL 781, além de regulamentar a concessão do subsídio ao transporte público coletivo, pretende torná-lo acessível às outras regiões do estado. “O subsídio ao transporte coletivo é uma política pública que deve ser ampliada para as outras cidades do Paraná. Por isso, esse debate é tão relevante e importante para garantir esse direito social.”

 

O deputado disse que os critérios para a concessão do subsídio devem ser técnicos e isonômicos. “A finalidade do subsídio é diminuir ou isentar o valor da tarifa cobrada dos usuários e incentivar a utilização do transporte coletivo. Por isso, ter uma política estadual efetiva de subsídio ao transporte coletivo é fundamental”, disse Goura.

 

O PL 781/2019 atende as determinações contidas na Constituição Federal e na Lei nº 12.587, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), norteiam o teor do PL 781/2019. Essas normas legais estabelecem que é direito do usuário receber o serviço adequado, contando com ambiente seguro e acessível, e participar do planejamento, fiscalização e avaliação dos serviços.

 

Participantes

 

Estão confirmadas as participações do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), e do secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur; do diretor de Transporte Público da CMTU-LD (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina), Wilson Jesus, representando a Prefeitura de Londrina; do diretor superintendente do FOZTRANS (Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu), Licério Ferreira Dos Santos, representando a Prefeitura de Foz do Iguaçu; da presidente da TRANSITAR (Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania), Simoni Soares Da Silva, e da diretora do Departamento de Transporte da TRANSITAR, Larissa K. Boeing Da Silva, representando a Prefeitura de Cascavel.

 

Também participam da audiência o secretário municipal de Planejamento, Samuel Almeida Da Silva, representando a Prefeitura de Araucária; o vereador de Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Professor Euler (MDB); o diretor presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Gilson de Jesus dos Santos, representando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU)

 

Além do diretor de Operações da Urbanização de Curitiba S.A. (URBS); do ex-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Valter Fanini, e do professor aposentado pela UFPR, doutor em Desenvolvimento Econômico-UFPR e conselheiro titular do Concitiba (Conselho da Cidade de Curitiba), Lafaiete Neves.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo