Deputado Goura faz balanço de sua viagem ao Centro-Oeste do Brasil

Entre os dias 15 e 19 de outubro, o deputado Goura cumpriu uma série de agendas em Brasília (DF) e em Cuiabá (MT), na Região Centro-Oeste. Na sequência, fazemos um relato sobre quais foram os encontros e eventos que o deputado participou.

Goura participou da Oficina Programa Bicicleta Brasil (PBB), promovida pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional e União dos Ciclistas do Brasil (UCB), nos dias 15 e 16, em Brasília (DF).

Ainda em Brasília, participou da audiência pública com representantes das frentes parlamentares ambientalistas dos estados para debater as políticas públicas ambientais, que foi promovida, no dia 17, pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

No sábado, dia 19, em Cuiabá, Goura foi um dos convidados do curso de formação Protagonize para falar sobre campanhas eleitorais e comunicação no mandato parlamentar, que foi promovido pelo vereador de Cuiabá Felipe Wellaton.

Oficina PBB

“Participar da oficina sobre o Programa Bicicleta Brasil foi importante para conectar e atualizar o mandato sobre as políticas públicas para a bicicleta. Temos que tornar realidade o PBB, instituído pela Lei 13.724/2018. Por isso, vamos acompanhar os desdobramentos, fortalecer os vínculos com a Secretaria Nacional de Mobilidade e as entidades que atuam na área da mobilidade ativa”, explicou Goura.

Frente Ambientalista

Na reunião da Frente Ambientalista da Câmara dos Deputados, o deputado Goura falou sobre as ações do mandato na área ambiental e chamou a atenção dos parlamentares sobre as ameaças que as unidades de conservação do Paraná enfrentam com ataques à sua integridade. “Aqui nesta Casa (Câmara dos Deputados) e no Senado tramitam propostas que retomam a proposta de abertura da Estrada do Colono, que coloca em risco a integridade do Parque Nacional do Iguaçu”, alertou. Ele também defendeu fortalecer o diálogo com deputados e outras frentes no país.

 

Senador Contarato

Goura também se encontrou com o senador Fabiano Contarato (ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, para conversar sobre os desafios socioambientais do Paraná. “O Senador aceitou nosso convite para visitar o estado ainda este ano e visitar o Parque Nacional do Iguaçu para conhecer a realidade e a ameaça que a Estrada do Colono significa para a manutenção da integridade do parque’, disse Goura.

Os dois parlamentares também trocaram informações sobre as ações que eles têm desenvolvido na defesa dos povos indígenas. “O senador me contou que tem feito visitas a aldeias e que o comentário sempre é de que ele é o primeiro senador a visitar o local. Falei para ele que o mesmo tem acontecido comigo ao visitar as aldeias no Paraná. Sempre falam a mesma coisa, é a primeira vez que um deputado nos visita”, contou Goura. “Também reforcei o convite para o senador participar da audiência pública sobre os povos indígenas, no dia 29 de novembro, em Foz do Iguaçu.”


Cannabis medicinal

“Entreguei ao deputado Luciano Ducci, que é o relator do projeto de lei que propõe a regulamentação da cannabis medicinal no Brasil, uma cópia de nossa cartilha sobre o tema e coloquei nosso mandato à disposição para fortalecermos o debate na Assembleia legislativa”, disse Goura. “Também parabenizamos a Comissão Especial que analisa o projeto de lei sobre comercialização de medicamentos com cannabis pela aprovação do plano de trabalho do relator.”

Ele também disse que será organizado um debate sobre a cannabis medicinal para o início de 2020. “O Mandato Goura está organizando um debate em Curitiba e queremos a participação do Ducci e do Paulo Teixeira, autor do projeto que propõe a regulamentação da cannabis”, informou Goura.


Cacique Raoni

Goura também foi surpreendido nesta viagem com um encontro casual com o cacique Raoni Metuktire, líder indígena brasileiro da etnia caiapó. “Ele estava no mesmo voo com destino a Cuiabá acompanhado do cacique Megaron, duas das principais referências do país na luta indígena. Reforcei o convite para ele estar presente na audiência 3 de dezembro, em Curitiba, sobre os povos indígenas do Paraná”, disse Goura.

Protagonize

O deputado participou, no sábado, dia 19, a convite do vereador de Cuiabá Felipe Wellaton, do Protagonize, evento que teve o objetivo de discutir participação política. “Compartilhamos nossa experiência como vereador de Curitiba e agora como deputado do Paraná com os participantes deste terceiro encontro do Protagonize.”