Mandato Goura

Goura discute políticas públicas voltadas às populações indígena, quilombola, migrante e refugiada na Região Oeste

Questões como a indígena, quilombola, migrantes e refugiados, além do fortalecimento de políticas públicas de acesso à educação, foram os temas das agendas realizadas pelo deputado estadual Goura (PDT), no início de fevereiro, em visita aos municípios de Marechal Cândido Rondon, Guaíra e Terra Roxa, na Região Oeste do Paraná.

 

“A ampliação de áreas para a população Avá-Guarani nos municípios que foram afetados pela barragem de Itaipu e que nunca tiveram uma política pública em prol da população originária desse território é a principal demanda das comunidades”, afirmou Goura.

 

Reparação histórica

 

Recentemente um acordo de reparação histórica, que prevê a compra de 3 mil hectares de terras para os Avá Guarani, que vivem na Região Oeste e somam aproximadamente 5,8 mil pessoas, foi assinado pelo Conselho Administrativo da Itaipu Binacional.

 

O acordo foi construído no âmbito da Ação Civil Originária (ACO) nº 3.555 que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e discute a reparação aos indígenas afetados pela inundação das terras causada pela construção da Itaipu.

 

“Essa reparação é necessária para que a cultura seja preservada no território e a vida dos jovens tenha um horizonte de futuro”, frisou Goura.

 

 

Visita à Terra Índígena

 

Nesse contexto, as agendas incluíram visita à Terra Indígena Tekohá Guasu Guavira, onde foi realizado um diálogo com o cacique Marciliano e outras lideranças. A atividade contou com a presença do técnico da Itaipu Binacional, Anderson Gibathe, que integra o Projeto OPANÁ: Chão Indígena.

 

O projeto é realizado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), por meio do Programa CAPA em parceria com a ITAIPU Binacional, e é voltado para a segurança alimentar indígena.

 

O projeto contempla um total de 32 comunidades Guarani (Avá e Mbya), distribuídas em 10 municípios paranaenses: Guaíra, Terra Roxa, Santa Helena, Itaipulândia, Pontal do Paraná, Paranaguá, Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Piraquara. 

 

 

Na ocasião, foi entregue uma menção honrosa à Fundação Luterana de Ação Social. A fundação desenvolve um extenso trabalho na Região Oeste do estado e no Litoral, com foco nas comunidades Guarani, na segurança alimentar e na educação antirracista.

 

Na ocasião, estiveram presentes a coordenação do Projeto OPANÁ, composta por Bruna Schitz, Jhony Alex Luchmann e Daniela da Rocha Herrmann, e o jornalista do projeto, Fábio Conterno. 

 

 

População migrante e refugiada

 

Em Marechal, o deputado visitou à nova sede da Embaixada Solidária, organização que trabalha com o acolhimento de migrantes e refugiados e inserção no mercado de trabalho, que recentemente foi vandalizada.

 

Com sede em Toledo, o projeto existe há 11 anos e atende pessoas de mais de 40 nacionalidades. Saiba mais sobre o trabalho da Embaixada Solidária aqui. (https://embaixadasolidaria.ong.br/)

 

 

Guaíra

 

A viagem incluiu ainda uma reunião com lideranças políticas de Guaíra, realizada na casa e ateliê do Frei Pacífico. Aos 90 anos, Frei Pacífico é um dos grandes nomes da arte Guairense. 

 

 

Ex-frei Franciscano, ele já passou por conventos de vários países e retornou ao Brasil em 1975. Em 1979 casou-se, constituiu família e transformou sua casa em um recanto ecológico dedicado à arte, cultura e preservação ambiental.

 

O encontro abordou a necessidade de fortalecer políticas públicas voltadas ao acesso à educação. Além de lideranças locais, participaram professores, representantes da educação pública e lideranças da Comunidade Quilombola Manoel Ciríaco dos Santos, com quem foram discutidos os desafios e o fortalecimento da comunidade.

 

 

A comunidade quilombola localiza-se no bairro rural Maracaju dos Gaúchos, distante 20 quilômetros do centro do município de Guaíra e conta com pouco mais de 37 hectares, às margens do Rio Birigui. Reconhecida pelo Incra em 2024, ela conta com 23 pessoas descendentes de uma família que leva o nome de seu patriarca, Manoel Ciríaco, e estão no local desde 1964. 

 

 

O deputado também conversou com o vice-prefeito de Guaíra, Luis Carlos Lima, com a secretária de Turismo, Esporte e Cultura, Ana Claúdia Eloy Foletto, e com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Marcelo Ronnie Silva. Na ocasião, foram discutidas as demandas da Prefeitura de Guaíra, e o mandato se colocou à disposição para colaborar, especialmente nas pautas relacionadas ao turismo e ao acesso ao Rio Paraná.

 

Veja mais fotos da viagem clicando nas fotos abaixo.

 

Aldeia Araguajú - Guaíra-76

 

FLD-9

 

Frei Pacífico-23

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Acessar o conteúdo