A bicicleta tem se destacado, durante a crise da pandemia da covid-19, como um meio de transporte seguro, econômico e capaz de trazer benefícios à saúde física e mental no período de isolamento social.

“Mais do que isso, a bicicleta é uma ferramenta essencial para quem está sofrendo financeiramente com a paralisação. Por isso, elaboramos uma série de proposições para fortalecer o uso da bicicleta durante a pandemia”, explicou o cicloativista e deputado estadual Goura (PDT).

As ações do mandato beneficiaram quem precisa da bicicleta para se deslocar ao trabalho, fornecer serviços essenciais, fazer compras ou atender necessidades de familiares. Confira as ações em prol dos ciclistas:

1) Plano de Contingência em prol da Mobilidade Urbana contra a covid-19

O Plano de Contingência foi encaminhado, na sexta-feira (27/03), para todos os prefeitos dos municípios paranaenses. Também ao prefeito e vereadores de Curitiba, à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e ao Governo do Estado.

O objetivo é oferecer alternativas e possibilidades para ampliar, ainda que temporariamente, a infraestrutura cicloviária dos municípios e oferecer mais segurança aos ciclistas.

Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre:

2) Guia para ciclistas tomarem todas precauções

Não é simplesmente pegar a bicicleta e sair pedalando. Essa, como toda saída, requer uma série de cuidados essenciais para tentar evitar a contaminação.

Então, pensando em quem ainda precisa ir até o trabalho, comprar suprimentos ou visitar pessoas vulneráveis, foi elaborou um guia de cuidados que devem ser tomados para quem optar pela bicicleta como meio de transporte.

Clique na imagem abaixo e acesse a matéria sobre o assunto:

 

3) Está em discussão uma proposta de projeto de lei na Assembleia Legislativa uma Lei Estadual para regulamentação dos ciclistas que realizam entregas, protegendo os trabalhadores.

4) Requerimento para o Governo do Estado e ofícios às prefeituras de todo do Paraná para que adicionar lojas de bicicletas na lista de “empresas e serviços essenciais”.

Confira a matéria sobre o tema clicando na imagem abaixo:

5) Simulação de ciclofaixa encaminhada à Prefeitura de Curitiba.