Parcerias para a promoção do desenvolvimento sustentável da Região do Vale do Ribeira e para o fortalecimento da econômica da bicicleta no Paraná foram acertadas, nesta quinta-feira (13), entre o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Goura (PDT), e o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro.

 

A Fiep, a pedido do deputado Goura, vai fazer um estudo sobre as iniciativas industriais presentes no Vale do Ribeira, apontando as possibilidades de capacitação, as necessidades e de quais maneiras a Fiep poderá colaborar para o desenvolvimento da Região a médio e longo prazo.

 

“Essa parceria com a Federação das Indústrias tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento sustentável no Paraná, com foco na redução dos danos ambientais e na valorização do desenvolvimento humano e social”, afirmou Goura ao agradecer ao presidente Carlos Martins.

 

A reunião contou também com a presença da gerente de Relações Governamentais do Sistema Fiep, Letícia Yumi de Rezende, e da coordenadora de Projetos do Mandato Goura, Isabela Perotti.

 

Economia da Bicicleta

 

Outro ponto discutido na reunião foi a realização de um estudo sobre a economia da bicicleta em todo o Paraná. A intenção é aproveitar o potencial e a tendência de crescimento do uso da bicicleta, impulsionado pela pandemia, para o fortalecimento de toda a cadeia deste modal nos próximos anos.

 

“Tendo o devido planejamento, a devida ação estratégica, a gente pode potencializar ainda mais, não só o uso da bicicleta no estado, mas toda a cadeia produtiva, fortalecendo as indústrias de montagem, as indústrias de peças e o varejo de bicicleta em todo o Paraná”, observou Goura.

 

Desenvolvimento do Vale do Ribeira

 

A partir dos estudos, a Assembleia Legislativa e a Fiep poderão desenvolver ações conjuntas para o fortalecimento da economia de toda a Região do Vale do Ribeira no Paraná. “A região possui um dos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixos do Brasil e políticas de fomento são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Ribeira”, disse Goura.