Mandato Goura na luta contra o novo coronavírus!

Desde que a crise provocada pelo novo vírus da família corona, o causador da doença batizada de covid-19, passou a ser mundial e a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou, no início de março, que se trata de uma pandemia, o Mandato Goura entrou em estado de alerta para apurar informações, divulgar orientações e fazer o máximo possível para ajudar a enfrentar esta situação inédita e que tem causado medo e até mesmo pânico entre as pessoas.

O deputado Goura foi um dos primeiros a subir à tribuna da Assembleia Legislativa para tratar da pandemia e pedir aos governos federal e estadual medidas urgentes em defesa da população contra o covid-19. Um desses apelos foi em favor dos professores da rede pública estadual para que fossem suspensas as aulas. Outra atitude foi a suspensão das viagens, eventos e audiências públicas programadas pelo Mandato Goura.

A crise é grave
“O momento é muito grave e exige a atenção de todos para que façamos tudo o que está ao nosso alcance para minimizar ao máximo as consequências da pandemia. Estamos cobrando com firmeza que o Governo do Paraná tome as medidas necessárias e cabíveis a cada caso”, disse Goura. Para o deputado, não é possível que haja inércia das autoridades públicas no combate ao covid-19.

Ofício ao governador
Ciente da gravidade da pandemia do coronavírus, o deputado Goura encaminhou ofício com diversas sugestões e recomendações ao governador Ratinho Jr. “Pedimos, neste ofício, que o governador avalie o que sugerimos a partir de diversas colaborações que recebemos das pessoas que procuraram o mandato para falar da crise do covid-19”, explicou.

“É urgente um esforço coletivo entre os órgãos municipais e estaduais do Paraná para controlar a proliferação do vírus e por isso deve ser criada uma Coordenação Estadual Centralizada para promover orientação coordenada pelo Governo Estadual aos gestores dos 399 municípios do Paraná, analisando melhores estratégias e decisões a tomar de forma centralizada”, detalhou Goura.

Iniciativas do mandato
Uma das primeiras iniciativas com o objetivo de orientar as pessoas foi a publicação de um vídeo sobre como falar com as crianças sobre o covid-19 e um outro vídeo com as informações básicas de higiene e de etiqueta social com relação ao vírus. Estes e todos os outros produzidos foram divulgados nas redes sociais do mandato.

Relevante também, foi a divulgação da notícia de que o SUS (Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde) desenvolveu um aplicativo que comunica informações sobre o COVID-19 e ainda realiza uma triagem virtual, indicando se é necessário ou não a ida a hospitais.

Uma das maneiras encontradas pelo deputado Goura para tratar do tema do covid-19 foi utilizar os vídeos gravados rotineiramente após as sessões, os “AO VIVO:”, no Facebook, para tratar do assunto. Abaixo é possível conferir um desses vídeos:

Últimas sessões na Alep
Com a interrupção das atividades da Assembleia Legislativa, que passaram a ser feitas em sistema online desde o dia 23, os deputados puderam se manifestar pela última vez na semana anterior a esta data. Foi quando o deputado Goura falou na tribuna sobre outro assunto importante para o mandato, a violência no trânsito, e sobre o coronavírus. Confira abaixo:

Outros exemplos de iniciativas com o objetivo de informar as pessoas foram as publicações do vídeo com a “Carta do Covid19 para a Humanidade”, com o apelo #FicaEmCasa.

Momento de ruptura
A ação mais recente do deputado foi publicar um vídeo falando da crise e expressando todas as suas apreensões com o momento, mas também falando em como a crise pode ser um momento de ruptura. Que a crise também é oportunidade para mudanças. Assista ao deputado Goura emocionado neste vídeo:

Mapeando iniciativas solidárias
O Mandato Goura também está mapeando as iniciativas de solidariedade e outras de enfrentamento à crise do coronavírus. Aos poucos, são divulgados links, matérias e vários exemplos que vão desde a rede de agricultura orgânica, a sites que reúnem pessoas que fazem compras coletivas ou outros que dão apoio para grupos sociais vulneráveis e que nesta crise correm maior perigo e precisam de mais atenção.

Incentivo ao uso da bicicleta
O Mandato Goura também aproveitou a “oportunidade”criada pela crise do coronavírus para pedir para a Prefeitura de Curitiba incentivar o uso das bicicletas durante a pandemia e transforma-la em medida permanente para a cidade.

“Em meio à crise do novo coronavírus, a Prefeitura de Curitiba vai implantar mais um binário centrado no automóvel. Produzimos duas artes pra mostrar que outras possibilidades existem, basta vontade política”, criticou Goura, na postagem do Facebook.

“E o mais importante: nessa crise, fique em casa, só assim evitaremos a propagação do vírus covid-19”, alertou Goura.

Tudo isso pode ser acompanhado nas redes sociais do mandato, confira lá!