Publicado há 5 meses

Nos dias 1º e 2 de julho acontece o Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal – Saúde, Política e Mercado da Maconha no Brasil. O evento será online, gratuito e contará com a participação de pacientes, familiares, profissionais da saúde, do direito, parlamentares, representantes de associações, empresários e especialistas do Brasil e do exterior.

 

O fórum contará com cinco mesas de debates e uma palestra magna: Efeitos da Descriminalização das Drogas em Portugal – ministrada pelo diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências de Portugal, João Goulão, o principal responsável pela descriminalização das drogas em Portugal.

 

A mesa de abertura será no dia 1 de julho, às 9 horas, com o tema: Criminalização, Usos e Legislação da Cannabis Medicinal. O idealizador do evento, deputado estadual Goura (PDT/PR), vai mediar a mesa que contará com a participação dos deputados federais Luciano Ducci (PSB/PR) e Paulo Teixeira (PT/SP).

 

Também participarão da abertura a socióloga e coordenadora da Iniciativa Negra, Nathália Oliveira; o psicólogo e ex-presidente do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis no Uruguai, Augusto Vitale; o neurocientista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sidarta Ribeiro, e da advogada, ativista e coordenadora-executiva da APEPI (Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal), Margarete Brito.

 

O evento será realizado pelo Mandato Goura com a parceria do Nied-UFPR (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Drogas da UFPR), da Associação Brasileira de Cannabis Medicinal – Santa Cannabis, da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas – REFORMA, da Marcha da Maconha – Curitiba, da Plantando a Paz Produções, da Reaja – Soluções Calorimétricas, da Cannabis Monitor e da Associação Canábica Norte Paranaense (ACAMPA).

 

 

Caminho sem volta

 

O deputado Goura avalia que a regulamentação da cannabis medicinal é um caminho sem volta, uma vez que pesquisadores e pacientes descobrem a cada dia novos usos, levando alívio e esperança a milhares de pessoas.

 

“Na política, projetos de lei são discutidos e avançam em parlamentos de todo o Brasil, inclusive por políticos e partidos vistos como conservadores. Na economia, o mercado da cannabis cresce rapidamente, com empresários de diversos setores investindo no imenso potencial de produção brasileiro. É fato que a regulamentação vai trazer benefícios a toda a sociedade”, ressalta.

 

Transmissão

 

A transmissão do Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal será feita pelos canais da Assembleia Legislativa do Paraná, do Mandato Goura e do Brasil de Fato Paraná.

 

Inscrição

 

O evento é aberto e as inscrições podem ser feitas pelo bit.ly/inscricaofpcm.

 

Programação

 

Todas as mesas contarão com a mediação do deputado Goura, que preside a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa e é autor do projeto de lei  PL 962/2019, que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CDB) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes de transtornos de saúde.

 

Programação Fórum de Cannabis Medicinal

 

Dia 01/07 

 

Mesa 1 | Abertura: criminalização, usos e legislação da cannabis no Brasil | 01/07 | 09h – 12h

 

  1. Margarete Brito – Advogada, ativista e Coordenadora-executiva da APEPI.
  2. Luciano Ducci – Médico, deputado federal (PSB-PR) e relator do #PL399/2015
  3. Paulo Teixeira – Advogado, deputado federal (PT-PR) e presidente da Comissão Especial do #PL399/2015
  4. Nathalia Oliveira – Socióloga e coordenadora da Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas
  5. Augusto Vitale – Psicólogo e ex-presidente do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis do Uruguai
  6. Sidarta Ribeiro – Neurocientista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  7. Talíria Petrone – Professora, deputada federal (PSOL-RJ) e integrante da Comissão Especial do #PL399/2015.
  8. Goura – Filósofo, deputado estadual (PDT-PR) e autor do #PL962/2019.

 

Mesa 2 – Cannabis e saúde | 01/07 | 14h – 16h 

 

  1. Melissa Vicentini – Ativista antiproibicionista, diretora na Associação Maconha e Saúde – Satiba e mãe do Pedro de 12 anos, paciente de cannabis medicinal
  2. Paula Dall’Stella: especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e pós-graduada em Neuro-oncologia, trabalha com medicina funcional e é pioneira na prescrição de cannabis medicinal no Brasil. (CRM: 128.122/SP)
  3. Renan Abdalla – Médico prescritor de cannabis e Presidente da Clínica Renasce (CRM: 42232/PR)
  4. Maria Letícia – Médica, vereadora de Curitiba (PV-PR) e autora do #PL 33/2020 (CRM: 9920/PR)
  5. Rúbia Maria Weffort de Oliveira – Farmacêutica e pesquisadora do Laboratório de Isquemia Cerebral e Neuroproteção da UEM
  6. Pedro Pierro Neto – Médico neurocirurgião e um dos pioneiros na prescrição de cannabis medicinal no Brasil. (CRM: 102.283/SP)
  7. Renato Filev – Neurocientista, coordenador científico na Plataforma Brasileira de Política de Drogas e membro da Associação Cultive.
  8. Marcelo Kimati – Psiquiatra, professor da UFPR, ex-Diretor de Políticas Sobre Drogas de Curitiba e Coord. Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Drogas (NIED/UFPR)

 

Mesa 3 – Mercado da cannabis – 01/07 | 19h – 21h 

 

  1. Andrea Bezmertney –  Engenheira Genética, Cofundadora, Diretora de Comunicação e Coordenadora do GT de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da ABICANN (Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis).
  2. Carlos Gomes Pessoa – Diretor de Tecnologia e Inovação do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR).
  3. David Peixoto – Sócio e diretor de marketing da Productora Uruguaya de Cannabis Medicinal (PucMed), parceira na transferência de tecnologia com o TECPAR.
  4. James Kava – Químico e Sócio fundador do REAJA Soluções Colorimétricas.
  5. Pedro Nicoletti Motta – Especialista em processos produtivos de cannabis medicinal. Fundador e presidente da Associação Cannativa (México).
  6. Poliana Rodrigues – Fundadora da Blazing Beauty – empresa de cosméticos naturais e bem-estar a base de hemp
  7. Maria Eugenia Riscala – Cofundadora e CEO na Kaya Mind, a primeira empresa de inteligência de mercado para a cannabis e segmentos afiliados.
  8. Luna Vargas – Antropóloga, educadora canábica e fundadora da InFlore, atua na indústria da cannabis no Canadá.

 

Dia 02/07

 

Mesa 4 – Associações e ativismo – 02/07 – 9h

 

  1. Mauro Leno – Cientista social, mestre em Antropologia social, antiproibicionista e membro do Coletivo Marcha da Maconha Curitiba.
  2. Henrique Carneiro – Doutor em História Social e professor da Universidade de São Paulo, autor do livro “Drogas: A história do proibicionismo”.
  3. Monique Prado – Doutoranda em Ciências Sociais pela UFJF e assessora parlamentar na área de política de Drogas (ALERJ).
  4. Sergio Vidal – Antropólogo do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos da UFBA. Autor do livro “Cannabis Medicinal: Introdução ao cultivo indoor”.
  5. Maria Aline – Doutoranda em Engenharia Elétrica pela UNESP e vice-diretora da SATIBA. Mãe do Victor, paciente que faz uso de maconha medicinal para tratamento de autismo e epilepsia refratária de difícil controle e autismo.
  6. Luciano Lima – Cofundador e Gerente da Associação Brasileira de Cannabis  Esperança – ABRACE Esperança.
  7. Mariana German – Advogada Criminalista, militante antiproibicionista e Diretora da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas (REFORMA).
  8. Raoni Molin – Presidente da Associação Canábica Norte Paranaense (ACANPA) e do Sindicato dos Servidores Públicos de Alto Paraná e Região.

 

Mesa 5 – Palestra Magna com o Dr. João Goulão – Efeitos da descriminalização das drogas em Portugal – 02/07 – 14h 

 

  1. João Goulão –Diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências de Portugal.

 

Mesa 6 – Encerramento: A urgência da regulamentação – 02/07 – 19h

 

  1. Carlos Minc – Deputado Estadual (PSB-RJ) e autor do #PL174/2019
  2. Cidinha Carvalho – Mãe de Clárian e Diretora fundadora da Associação Cultive – Associação de Cannabis e Saúde
  3. Pedro Sabaciauskis – Presidente da Santa Cannabis, diretor de comunicação da Federação das Associações de Cannabis Terapêutica (FACT), colunista do Sechat, empresário e ativista.
  4. Pérola Sanfelice – Historiadora, professora e mãe da Pétala (paciente medicada com Cannabis Medicinal).