Com o objetivo de apresentar o projeto de lei (PL Nº 438/2019), que propõe que Curitiba e a Região Metropolitana (RMC) sejam uma zona livre de agrotóxicos, o deputado Goura (PDT)), participou, nesta terça-feira (17), da sessão da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais.

“O objetivo da proposta é melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, preservar os recursos hídricos e favorecer a produção orgânica e sustentável”, explicou ele aos vereadores.

Goura, que é presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa, disse que o projeto prevê que o comércio, o consumo e o armazenamento de agrotóxicos serão restringidos gradualmente em 50% até 2025 e em 100% até 2030.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Por isso, queremos debater com toda a sociedade para esclarecer os objetivos e benefícios de termos em Curitiba e na Região Metropolitana livre de agrotóxicos. “Seria um exemplo mundial e inédito de política sustentável na produção de alimentos e proteção ao meio ambiente.”

O deputado disse que a iniciativa de ir à Câmara Municipal é uma das primeiras dentro do compromisso de fazer um debate transparente e participativo sobre o projeto. “Queremos repetir esta ação em todas as câmaras municipais da Região Metropolitana. Também vamos promover audiências públicas em todos os municípios tantas quantas forem necessárias para esclarecer tudo sobre o projeto”, disse.

“O projeto estabelece prazos razoáveis para que a RMC seja uma zona livre de agrotóxicos. E nesse processo vamos fazer tudo para que a sociedade seja esclarecida antes que a proposta comece a tramitar formalmente e depois seja votada”, explicou Goura ao esclarecer que o projeto foi protocolado, mas ainda não começou a ser apreciado nas comissões da assembleia.

Presidente da CMSJP

O Professor Assis, presidente da câmara, agradeceu ao deputado Goura por ter ido ao encontro dos vereadores para falar sobre o projeto de lei. “Vamos articular uma audiência pública para ampliar o debate sobre esta proposta, que é ousada e precisa ser muito bem explicada para que prospere e venha a ser uma lei que irá beneficiar o meio ambiente e as pessoas”, disse.

O deputado também conversou mais detalhadamente com o vereador Marcelo Guilherme (Rede), que se mostrou muito interessado sobre o projeto. “É uma iniciativa que poderá transformar São José dos Pinhais e toda a Região Metropolitana em um exemplo de sustentabilidade”, disse.

Goura também conversou com a historiadora Maria Angélica Marochi, autora do livro Imigrantes 1870 – 1950: Os Europeus em São José dos Pinhais, e recebeu um exemplar autografado da obra.

Clique aqui e saiba mais sobre o PL que propõe fazer de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) uma zona livre de agrotóxicos.

Clique na imagem, inscreva-se e acompanhe o projeto: