Goura critica novo slogan de “cidade das ideias” em debate sobre mobilidade urbana na UTFPR

“Curitiba continua reciclando slogans na tentativa de renovar o mito de cidade planejada e de possuir o melhor sistema de transporte público do país. E a política da atual gestão da cidade inventa agora um nova: cidade das ideias. Tudo para reforçar o mito de Curitiba. Já foi bio-cidade, cidade ecológica, cidade modelo e entre outras”, criticou o deputado Goura.

O deputado participou, nesta quinta-feira (26), da 15ª Semana acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR e promovida pelo Centro Acadêmico Vilanova Artigas. Goura falou no painel sobre Mobilidade Urbana, que também teve a participação da professora da UTFPR Débora Rocha e o coordenador da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, Fernando Rosenbaum.

O deputado fez um histórico da sua militância como cicloativista e a relação com as lutas por uma mobilidade urbana que privilegie a mobilidade ativa, com políticas públicas para os pedestres e para ciclistas. “Tudo está relacionado ao direito à cidade, da ocupação do espaço público e do conceito de cidade para as pessoas”, contou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ele voltou a criticar o mito que faz de Curitiba uma cidade modelo na propaganda, mas que na prática não acontece. “Curitiba também é uma cidade excludente, que tem uma política de invisibilidade dos problemas sociais, de exclusão da maioria das suas políticas públicas”, disse. Segundo ele, um exemplo é a falta de ações para a área de habitação popular. “Mesmo com uma lei federal sobre habitação de interesse social Curitiba pouco faz nesta área.”

“Precisamos de políticas de Estado. Não de gestão. O município tem que ter políticas públicas de mobilidade urbana que dê prioridade ao coletivo, que deve se sobrepor ao individual, e que incentive a mobilidade ativa, que deve se sobrepor em relação à motorizada”, concluiu.

Confira a apresentação do deputado clicando na imagem abaixo:

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here