O Paraná pode assumir a vanguarda no cicloturismo no país se implantar uma política pública, o que seria inédito no Brasil, de incentivo a esta modalidade de turismo ecológico que é uma das que mais cresce no Brasil e no mundo. “Para isso, vamos protocolar um projeto de lei que institui a Lei do Cicloturismo do Estado do Paraná”, anunciou o deputado estadual Goura (PDT) na audiência pública sobre cicloturismo realizada, nesta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Paraná.

“O cicloturismo já é uma realidade no Paraná com vários circuitos e rotas. O que nós precisamos é criar uma política estadual de cicloturismo para fomentar o seu desenvolvimento no estado, apontando diretrizes, incentivos e formas para sua implantação. Ao fazer isso, estaríamos na vanguarda no setor e seria inédito no Brasil”, comentou o deputado.

Goura disse que o Paraná não pode desperdiçar a oportunidade de desenvolver o cicloturismo, já aproveitando o que existe no estado no setor, e fomentar novas iniciativas. “O turismo ecológico, e em especial o cicloturismo, tem muito potencial , não só econômico, para o desenvolvimento dos municípios envolvidos em rotas e circuitos de cicloturismo”, explicou Goura.

Clique para ver a galeria de fotos da audiência cicloturismo:

Audiência pública sobre cicloturismo no Paraná

Ele apontou os exemplos do Circuito do Vale Europeu, em Santa Catarina, e da Europa como experiências que comprovam que para desenvolver o setor não são necessários investimentos gigantescos ou grandes obras de infraestrutura. “O cicloturismo requer pequenos investimentos em, por exemplo, sinalizações, panfletos, mapas, sites e redes sociais na internet e aplicativos para celular, com as informações dos circuitos e rotas”.

Além de anunciar que vai protocolar um projeto de lei que institui a “Política de Cicloturismo do Estado do Paraná”, o deputado Goura informou que já foram protocolados e deram início à tramitação três projetos de lei que instituem circuitos de cicloturismo do Litoral, dos Campos Gerais e do Alto Iguaçu.

Confira abaixo os três projetos protocolados e a minuta do projeto da política de cicloturismo:

– Minuta projeto de lei – Política de Cicloturismo do Estado do Paraná

– Projeto de Lei – Circuito Cicloturístico do Alto Iguaçu

– Projeto de lei – Circuito Cicloturístico dos Campos Gerais

– Projeto de lei – Circuito Cicloturístico do Litoral

 

Abertura

Também participaram da audiência os deputados estaduais Mabel Canto (PSC); Nelson Luersen (PDT); Luiz Fernando Guerra (PSL); o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl; os prefeitos Lara de Quatro Barras e Marquinhos de Piraquara; o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Rasca Rodrigues e o representante da assessoria de Turismo da Itaipu Binacional, Emerson Orsini Ferrari. O evento foi promovido pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, presidida pelo deputado Goura, e pela Comissão de Turismo, presidida pelo deputado Soldado Fruet (PROS).

Palestras

Confira abaixo as apresentações dos palestrantes da audiência pública sobre Cicloturismo:

 

 

 

 

 

  • PATRICIA VALVERDE – BICICLETARIA CULTURAL

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here