Proposta de inclusão digital indígena recebe doação dos primeiros computadores

Com o objetivo de colaborar com a inclusão digital dos povos indígenas do Paraná, o Mandato Goura conseguiu as primeiras doações de computadores que serão destinados às aldeias no estado. Foram entregues, nesta sexta-feira, na sede da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR), os primeiros 40 computadores.

“Esta é uma ação de solidariedade e de inclusão digital que contou com a participação de voluntários, representantes da Funai e o apoio do vice-governador Darci Piana e da Fecomércio-PR”, contou Goura. O deputado disse que o vice-governador sugeriu que as aldeias recebam cursos do Sesc na área de informática e outras relacionadas.

Audiência pública indígenas

Goura lembrou, que logo após a audiência pública sobre os povos indígenas, realizada na Assembleia Legislativa, no dia 3 de dezembro de 2019, as lideranças indígenas e representantes do MP-PR e da Funai se reuniram, no Palácio Iguaçu, com o vice-governador Darci Piana para entregar uma pauta de reivindicações.

“Entre várias reivindicações foi feita esta de dispor as aldeias indígenas de computadores para auxiliar os estudantes indígenas no processo de inclusão digital. A iniciativa foi do cacique Wagner da Terra Indígena Barão de Antonina, que incluiu a reforma da escola da aldeia e pediu computadores também para as outras comunidades”, lembrou Goura.

Agradecimentos

O deputado agradeceu o vice-governador Darci Piana, que também é o presidente da Fecomércio-PR e destacou a importância deste tipo de ação. “Este é o primeiro passo. Queremos ampliar este tipo de trabalho de inclusão digital e contar com a participação de toda as pessoas, organizações e empresas que puderem doar equipamentos, em boas condições é claro, para promover esta inclusão em todas as aldeias indígenas do Paraná”, disse Goura.

Contatos para doação

O deputado disse que para colaborar é só entrar em contato com o Mandato Goura: telefone (41) 3350-4058; e-mail: mandatogoura@gmail.com e pelo site: mandatogoura.com.br ou pelas redes sociais.

Aldeia Barão de Antonina

O cacique Wagner da Terra Indígena Barão Antonina, que fica no município de São Jerônimo da Serra, na Região Norte Paranaense, comemorou a notícia do recebimento das doações. “É lutando que a gente consegue. Quero agradecer ao deputado Goura, que sempre tem estado ao lado dos indígenas do Paraná, e ao vice-governador Darci Piana. Ele prometeu e cumpriu. Por isso, estamos muito felizes”, disse o cacique.

Ajuda aos jovens

O cacique Kaingang disse que os computadores serão muito úteis e vão ser muito importante na formação dos jovens da aldeia. “A partir destes computadores vamos poder ajudar aos nossos jovens a aprender e ter conhecimentos na área, de estar integrados ao mundo digital”, disse Wagner.

Ele recordou que os primeiros estudantes da aldeia que passaram nos vestibulares indígenas tiveram muitas dificuldades no início dos estudos por conta da falta de contato com computadores. “Não foi fácil para eles. Mas agora nossos jovens poderão se habituar mais cedo com a tecnologia e teremos uma melhoria na nossa educação”, disse.

Aldeias beneficiadas

Num primeiro momento, serão beneficiadas as aldeias: Barão de Antonina, Araçá-i, Kakané Porâ, Tupã Nhé’E Kretã, Posto Velho/Tekoa Iwy porã e Guaviraty.

Também participaram do recebimento da doação dos computadores o diretor regional do Sesc-PR, Emerson Sextos, a liderança indígena Eloy Jacintho, da Aldeia Tupã Nhe’é Kretã e o representante da Funai em Curitiba, Mauro Leno.