Bicicletada marca inauguração da ciclofaixa de principal avenida de Antonina

Com grande participação popular foi inaugurada, no sábado (14), a ciclofaixa da Avenida Thiago Peixoto, em Antonina. De mão dupla e com 1,6 km de extensão, a ciclofaixa trouxe segurança aos ciclistas, pedestres e também aos motoristas, que já percebem a diferença na organização do trânsito no ponto considerado o mais crítico da cidade.

 

Antonina, no Litoral Paranaense, é considerada a cidade da bicicleta, pois ela é o principal meio de transporte para 29% da sua população.

 

Os recursos para a ciclofaixa foram viabilizados pelo deputado estadual Goura (PDT) por meio de emenda parlamentar do programa Paraná Mais Cidades. Além da sinalização horizontal, foram instaladas sinalização de trânsito, bicicletários e placas informativas ao longo de todo o percurso.

 

A inauguração da ciclofaixa contou com uma grande bicicletada saindo da Praça Coronel Macedo até o campo de futebol do Guapé, onde foi realizado o ato com a participação de ciclistas, autoridades políticas, lideranças comunitárias, ativistas e representantes da comunidade acadêmica.

 

 

Parcerias

 

“É com imensa alegria que estamos inaugurando esta ciclofaixa que é a concretização de um sonho. Eu quero destacar aqui a importância da parceria com as universidades, a exemplo do programa Ciclovida da UFPR. Sabemos que Antonina já se destaca nacionalmente pelo uso da bicicleta e cabe agora ao poder público criar um novo ciclo, o da ciclomobilidade, e transformar a bicicleta no símbolo de Antonina”, afirmou o deputado Goura.

 

Outro ponto destacado por Goura foi sobre a conscientização de que no trânsito o maior cuida do menor. “Os motoristas têm que cuidar dos ciclistas e dos pedestres, assim como os ciclistas têm que cuidar dos pedestres. Só assim teremos um trânsito mais harmonioso e com mais respeito”, finalizou.

 

 

População já sente os efeitos positivos

 

“Essa ciclovia só foi possível graças a emenda do deputado Goura, que tem sensibilidade e demonstrou que conhece bem Antonina. Mandou o recurso para uma obra que nos é tão cara porque sabe que Antonina é a cidade da bicicleta”, afirmou o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim (PSD).

 

Ele também observou que às vezes é necessário romper com alguns costumes. “Na verdade, isso acontece quando a gente tem conexão com a comunidade. E foi isso que o deputado Goura demonstrou mandando emenda para uma área crucial”, disse.

 

O prefeito Zé Paulo também afirmou que os efeitos positivos já estão sendo sentidos pela população. A exemplo da diminuição do número de acidentes não só com ciclistas, mas também entre veículos. “Tínhamos vários acidentes por falta de visibilidade. Com a ciclofaixa, os veículos não podem estacionar e assim não impedem a visibilidade que quem precisa entrar na Av. Thiago Peixoto”, explicou.

 

 

Mais segurança para toda população

 

O presidente da Colônia de Pescadores Z8 de Antonina, Admir Costa Freire, que faz 16 quilômetros de bicicleta todos os dias, já se sente a diferença ao pedalar pela Thiago Peixoto. “A ciclovia ficou muito boa porque fica organizado. Precisa de muito mais na cidade. Foi uma coisa boa que o deputado Goura fez e acho que ele vai fazer mais”, afirmou.

 

 

A mesma opinião tem a dona Janete Esperança, que aos 60 anos se confessa uma apaixonada pela bicicleta. “Eu amo andar de bicicleta, ando desde criança. Essa ciclofaixa foi ótima. Espero que seja só o início. Uso a bicicleta pra tudo, carrego a minha neta, meu irmão, a família toda anda de bicicleta. Essa ciclovia foi muito importante por causa do grande movimento de caminhões que vão para o porto. Agora está muito bom, espero que tenhamos mais”.

 

 

Ciclista e ativista da ciclomobilidade, José Leonardo já fez inúmeras viagens de bicicleta com a família e sentiu a diferença. “É da água para o vinho. Todo lugar que encontramos uma ciclofaixa a gente automaticamente já sente mais segurança. É uma infraestrutura que mostra o espaço que o ciclista realmente tem e não há aquela disputa entre veículos e bicicletas. Pedalamos com os nossos filhos, são três crianças, e as carretinhas são largas, ocupam um certo espaço na rodovia”, explicou.

 

 

União da sociedade

 

O pesquisador, ciclista e incentivador do ciclismo, José Carlos Belotto coordena o programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e fala da importância da organização da sociedade para propor políticas públicas.

 

“É uma grande alegria ver se concretizar uma ciclofaixa justamente no ponto que a gente já tinha detectado ser o mais perigoso para os ciclistas. É um exemplo da sociedade civil, do meio acadêmico, de fazer pesquisa, batalhar por uma política pública, um deputado faz uma emenda e o prefeito da cidade aceita implementar. Então eu acho que é um exemplo de como a sociedade pode fazer ações que revertam para a população local”, disse.

 

Novos projetos

 

De acordo com o diretor de Comunicação de Antonina, Jorge Alberto Sonda, já existem projetos para a implantação de novas ciclofaixas na cidade e diversas ações para educação no trânsito com o objetivo de explicar à população a importância do respeito no trânsito.

 

“Antonina tem mais ou menos a mesma idade da bicicleta e agora acho que elas fizeram as pazes. O trânsito era muito caótico e ações como esta ajudam a disciplinar e dar mais segurança. Já temos projeto para implementar ciclofaixa até o porto, estamos fazendo trabalho de conscientização em duas escolas e várias campanhas de orientação da população”, explicou Sonda.

 

Mais participações

 

Também participaram da inauguração da ciclofaixa os vereadores Wilson Clio de Almeida Filho, Diogo Machado e Paulo Broska, a vereadora Elizandre Rodrigues Machado, o pesquisador e professor David Couto, a arquiteta responsável pelo projeto da ciclofaixa, Natália Weiss, entre outras lideranças do município.

 

 

Saiba mais como se deu a conquista da ciclofaixa na Av. Thiago Peixoto, em Antonina no link abaixo.

 

Goura participa, em Antonina, da assinatura de contrato para início das obras da ciclofaixa na Avenida Thiago Peixoto

 

Veja mais fotos abaixo:

 

Ciclofaixa de Antonina