Estação de transbordo de lixo, em Nova Brasília, na Ilha do Mel, é reinaugurada após obras

A reinauguração da estação de transbordo de resíduos sólidos na comunidade de Nova Brasília, na Ilha do Mel, no Litoral do Paraná, nesta quinta-feira (30), foi considerada, pelo deputado Goura, uma ação importante para resolver a gestão do lixo, que foi denunciada como estarrecedora por ele, após uma reunião com os moradores e visita ao local, em agosto do ano passado, em pronunciamento na Assembleia Legislativa.

Leia a matéria sobre a visita publicada no portal do Mandato Goura, clicando na foto abaixo:

“Esta revitalização e a melhoria da infraestrutura da estação de transbordo é importante, mas ainda insuficiente para dar uma solução adequada ao problema de gestão do lixo na Ilha do Mel. Nós defendemos uma solução mais completa, como é proposto no projeto Paraná Lixo Zero. Queremos uma Ilha do Mel Lixo Zero, colocando em prática este conceito, que consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos”, explicou.

Confira a cartilha Paraná Lixo Zero, clicando na foto abaixo:

 

O deputado também é o autor da lei que instituiu a Semana Estadual do Lixo Zero no Estado do Paraná e que foi sancionado como a Lei 19979, de 22 de outubro de 2019, e publicada no Diário Oficial nº. 10.548, de 22 de outubro de 2019. Goura também realizou uma audiência pública, em outubro de 2019, sobre “Lixo Zero: Compostagem” e afirmou, na ocasião: “Queremos um Paraná Lixo Zero, não só como discurso, mas como uma prática efetiva em todos os municípios.”

Leia abaixo a matéria sobre a aprovação do projeto e confira a íntegra da lei, clicando na foto abaixo:

Confira a matéria sobre a audiência pública Lixo Zero: Compostagem, clicando na imagem abaixo:

Goura disse que a Prefeitura de Paranaguá e o Governo do Estado devem trabalhar em conjunto para implantar a proposta de Lixo Zero na Ilha do Mel. “Que o governo não jogue tudo na mão da prefeitura. A gestão deve ser compartilhada. As soluções são viáveis e devem ser prioridade pela importância estratégica da Ilha do Mel para o turismo no Paraná”, afirmou. “A compostagem dos resíduos orgânicos é uma destas soluções.”

Medida compensatória

A nova estação foi executada com os recursos que vieram do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre o Terminal de Contêineres do Paraná (TCP) e o Instituto Ambiental do Paraná, no valor de R$ 450 mil, como medida compensatória da expansão do terminal. Estima-se que sejam produzidas cerca de 20 toneladas de lixo diariamente durante a temporada de verão, nas duas comunidades da ilha, e que são transportados por balsa até o aterro sanitário em Paranaguá.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O deputado disse que a correta gestão dos resíduos sólidos na Ilha do Mel, no Litoral do Paraná, esteve entre as principais preocupações do deputado Goura desde o início do seu mandato. “No ano passado, visitamos a Ilha do Mel e pudemos constatar os graves problemas na gestão do lixo nas comunidades. Alertamos os órgãos públicos, o governo e pedimos soluções urgentes”, relembrou.

Visita à ilha

Goura explicou que sua visita foi feita na condição de presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa e que estava cumprindo suas prerrogativas de deputado, que é a de fiscalizar e também apontar soluções ao governo. “Vamos continuar fiscalizando e cobrando uma atenção do Governo do Estado para que se faça uma política pública de gestão dos resíduos sólidos efetiva em todo o Litoral do Paraná”, completou Goura.

Assista ao vídeo produzido pelo Mandato Goura após a visita à Ilha do Mel:

“Agora tivemos o primeiro passo nesta direção. Está na mão do governo realizar plenamente o que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o projeto Paraná lixo Zero”, disse ele, após a cerimônia que contou com a presença do prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias Roque, do secretário de Estado Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, representantes do TCP, secretários municipais, vereadores e pessoas da comunidade.

Confira ao vídeo feito ao vivo pelo deputado logo após a solenidade de reinauguração:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here